quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Libertadores 2011 - Internacional x Jaguares México

Quase que de praxe, fui ao primeiro jogo da Libertadores no Estadio Gigante da Beira Rio com meu amigo Ronald assistir ao jogo Inter x Jaguares do México; a partida foi morna; os mexicanos não vieram para brincar, deram muito trabalho; ganhamos pelo elástico placar de 4 x 0; palmas ao talento de Mario Bolati e Oscar.

Rumo ao tri da américa (que assim seja!); pelo menos foi assim no ano passado!
Buenas, prometo que retorno neste post para finalizá-lo, na alegria ou na tristeza.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Lanche da noite - recettes personnalisées - sanduíche com pão Árabe

Lanche rápido, prático, BARATO, muito saboroso, nutritivo e que não requer prática nem tão pouco habilidade.
Ingredientes: pão árabe (aquele fininho), tomates, aspargos (comprei na promoção no Zaffari a R$ 3,98), queijo muçarela, peito de peru, alface, queijo tipo parmesão (faixa azul de preferencia), azeite de oliva extra-virgem, coalhada (a receita da coalhada eu postarei na sequência), queijo processado com sabor de ervas finas (tem outros sabores, fica a teu critério, só cuidado com o contraste de sabores), molho de alho feito em casa (a receita será disponibilizada em breve), tempero verde picado e 1 ovo cozido (opcional e 1 ovo para cada sanduíche).
A feitura: começamos com um segredinho esperto; pegue um pão árabe e divida pela metada, ou seja, de 1 pão, vc faz dois, entende?! Ponha tua mão em cima e com a faca corte-o. Reserve a parte de cima e num prato, começe a montagem do sanduba, no meu caso, fiz 3 (eu, esposa e filhota).

Estágio 2, a montagem: passe o queijo processado no que será a base do sanduíche; em seguida ponha o queijo, o peito de peru, o ovo cortado em rodelas (opcional) a alface inteira, disponha agora os tomates sem pele e cortados em generosas rodelas, polvilhe o queijo ralado e acomode os aspargos inteiros (não esqueça de retirar o "rabinho" do aspargs, este tem gosto azedo); por fim, regue com azeite de oliva, pasta de alho (opcional) e polvilhe um pouco de tempero verde.
Estágio 3, final: agora meu caro amigo(a), pegue aquela outra metade do pão (parte superior do sanduíche) e passe uma generosa camada de coalhada, sem medo de ser feliz, fica ótimo!
Feche o sanduíche e sirva com um bom suco de laranja ou um chá gelado (ou quem sabe uma Lager geladíssima!).
Abraço e bon appétit!
Leonardo Goellner

Prova Rápida: Alemã e Russa

Neste fim de semana resolvi provar duas cervejas completamente diferentes e o resultado foi surpriendente!
Começamos pela cerveja alemã SCHLENKERLA; o curioso aqui, é que a fabricação e receita são os mesmos desde 1405 e processo se dá, dentre outros, pela defumação do malte com a lenha da faia, uma madeira de aroma único da região de Bamberg; é conhecida na Alemanha como a cerveja defumada, pela presença do defumado no sabor. São dois tipos disponíveis, a RAUCHBIER e a URBOCK.
Minha opinião pessoal da ceveja AECHT SCHLENKERLA RAUCHBIER: textura super seca e tom escuro, teor alcoólico de 5,1% e se sente no paladar um forte gosto defumado (de pão tostado); sugiro uma nota 7,9 no geral (no rol das defumadas).


Segundo round no paladar; se a curiosida foi predominante na escolha da cerveja acima, a próxima, uma russa, deixou para trás, muitas boas cervejas de trigo alemãs e nacionais.
Já provei algumas cervejas Tchecas e outras daquela região, e, na minha modesta opinião, ficaram devendo muito; agora, a cerveja BALTIKA é EXCELENTE! Surpriendente!
Com um teor alcoólico de 5%, a BALTIKA de trigo (rótulo amarelo nº8) é equilibrada, tornando o aroma, malte, textura, cor e sabor elementos perceptivos na degustação; percebe-se ainda, um residual com notas de laranja; sugiro que sirva bem gelada nas noites de sábado.
Minha opinião pessoal: bateu todas WEIZEN que degustei, inclusive as nacionais que são ótimas, nota 9,8 no geral; Stravuska!!!!
Abraço,
Leonardo Goellner

BR101

Já retornei das minhas férias em Santa Catarina; farei breves post´s acerca destes dias.
Começamos então pelo trecho de 432Km da BR101 partindo de PoA até a Guarda do Embaú.
Pensei que de um ano para o outro as obras de reforma e ampliação não estariam muito adiantadas; de fato, não estão em SC, diferente do que ví na parte da 101 no Rio Grande do Sul; fiquei impressionado com a qualidade do asfalto, sinalização abundante e a segura pista dupla em ambos os sentidos; os acessos as pequenas cidades, balneários, prais e paradouros também chamam a atenção pela facilidade no acesso através dos viadutos e sub-pistas anexas a principal; assim, dá gosto de pagar o pedágio. Parabéns ao Governo Federal pelas obras da BR101 aqui no RGS.
Inépcia é o trecho que vai de Araranguá ao acesso a Guarda do Embaú; de Torres no RGS até Araranguá, a estrada é semelhante às condições gaúchas, mas infelizmente as obras de ampliação estão exageradamente atrazadas em Santa Catarina, lembrando a antiga e perigosa BR101 com sua pista simples, buracos e traiçoeiros desvios que fazem os carros e passageiros aventurar-se em breves momentos off-road.
Torcemos para que Santa Catarina esteja pronta para o verão 2012.
Abaixo, o tunel que fora construído entre os municípios deTerra de Areia e passo de Torres no RGS, passando por dentro de um vasto morro e encurtando a viagem em 15Km; bacana!
Abraço,
Leonardo


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Na Guarda do Embaú/SC

Caros amigos e visitantes,
até o dia 16 de fevereiro estarei a passo de tartaruga com as postagens aqui no juizado.
Estamos reciclando a carcaça e recarregando as baterias aqui na paradisíaca praia da Guarda do Embaú em Santa Catarina.
Minhas atividades estão reduzidas à prática de Stand Up, muita natação, banho de mar, sombra, água fresca (algumas bier's, rsrsrsrsr), curtindo meu WindSurf e tudo que eu e minha família temos direito.
Usufruir ao MÁXIMO estes 15 dias por aqui, esta será nossa filosofia de vida durante a estada.
Buenas, farei breves "breaking news" no blog, retorno das provas e experiências gastronômicas em março.
Abração.
Leonardo Goellner