domingo, 24 de abril de 2011

Video 1

A probabilidade de acontecer isso com um músico deve ser de 1:1000000000000.

Churrasco bom é churrasco peleado!

Fizemos mais um churras encosta carne (cada um leva um pedaço/um tipo de carne) lá no apartamento do Ranzan e da Letícia.
Levei meu tradicional coração hiper 2.0 temperado, pasta de alho 4.3 full (heheheee) e algumas bier´s(Barley, Stella Artois e umas Boemias); o Dudu e o Ranzan encostaram umas peças interessantes (costela e costala de porco); lembramos as peripécias da turma, muitas gargalhadas, valeu muito!

Salada de Bacalhau Pascuana

Revelarei mais uma de minhas receitas saborosas, esta, confesso, aprendi com minha sogra. Por ter um preço elevado, o bacalhau norueguês não está frequentemente em nossas mesas!
Diante deste óbice (nem tanto assim), ele tem presença garantida aqui em casa  na Páscoa e em dias especiais.

Buenas, os ingredientes:
1Kg e meio de bacalhau norueguês corte especial
500ml de azeite de oliva
2Kg de batatas
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 réstia de tempero verde+cebolinha
1 cebola e meia
200gr. de azeitonas recheadas
1 porção (bandeja) de tomate cereja
1/2 colher de chá de pimenta (o tipo de pimenta fica a teu critério)
6 ovos (pode ser mais ou menos, porém 2 são obrigatórios)
6 pães franceses (cacetinho)
Agora vamos ao preparo:
1º) Parte importante, 3 dias antes do almoço; retire o bacalhau da embalagem e ponha de molho (submerso) na água (de preferencia filtrada para não alterar o sabor da carne); você vai trocar a água 2x por dia (meio dia e a noite antes de dormir) e a reposição será com a água um pouco gelada (resfriada), é um macete para que a carne fique macia, e olha, faz diferença!
Detalhe: neste período de dessanilização, guarneça o bacalhau sempre na geladeira!


2º) No terceiro dia (dia do almoço de Páscoa), pela manhã (bem cedo), retire e escorra as postas do bacalhau, eliminando a água, reserve - pegue as batatas, descasque-as e às ponha para cozinhar junto com o bacalhau; o tempo de cozimento será, em fogo médio de mais ou menos 30min. - a cada 5 min. vá verificando o ponto das batatas com um garfo, espetando-as, estarão no ponto quando as batatas não ficarem mais grudadas no garfo - neste meio tempo, vá picando (bem picadinho) os pimentões, a cebola e o temperinho verde, misture tudo, ponha a metade do total do azeite de oliva e tempere esta mistura com sal, pimenta e ponha um pouco de óleo de milho, uns 100ml.
Detalhe: a cebola pode ser escaldada em água quente - dica para tirar a acidez.
Aproveite também para por os 6 ovos para cozinhar, estando prontos estes, descasque-os e reserve.



3º) Pronto o cozimento do passo 2, separe as batatas do bacalhau; após o resfriamento, desfie com as mãos (pacientemente) o bacalhau e corte a batata em pequenos cubos (tamanho de uma moeda de 25 centavos), reserve os dois separadamente.



4º) Em uma travessa retangular de vidro (ou inóx), misture o bacalhau desfiado com os legumes picados, as azeitonas cortadas em fatia e o restante do óleo de oliva - após, decore o prato com tomates cereja e 4 ovos (aqueles cozidos), corte também em fatias.
Detalhe: Antes de decorar, misture bem todos os ingredientes, depois decore.


A salada de bacalhau está pronta, ponha na geladeira.

Agora vamos fazer a maionese caseira; serve como acompanhamento.
1º) Pegue os 2 ovos cozidos que sobraram, tire a gema e amasse-as com um garfo, reserve.
2º) Pegue mais 2 ovos crus; abra cuidadosamente cada ovo, retire a gema, ponha num coador, retire a membrana que reveste a gema e junte as gemas que vc amassou com o garfo; após, vá misturando as gemas (amassadas e cruas) com o óleo de milho (ou soja) até ficar uma mistura pastosa consistente (creme), tempere com sal a gosto.
3º) Arrume sua mesa, ponha os pães, a maionese e a salada; chame a galera e bom apetite!

Sugestão: Faça uma pasta de alho para misturar com a salada, fica muito bom!
Vinho: Aqui em casa gostamos de tinto suave, sugiro o Naturelle da Casa Valduga.

Proveitem a boa mesa, abraço,
Leonardo Goellner


CHOPP BARLEY

Neste feriadão de Páscoa provei o Chopp da cervejaria Barley, de Capela de Santana, RS.
Vamos ao juizado:
 Comentário do Chopp Barley Natural; é muito refrescante, Ph e acidez estabilizados, amargor médio (no ponto), teor alcoólico de 4,7%, tem um leve sabor do malte; minha nota pessoal no conjunto é 8,1.

Comentário do Chop Barley Weiss; achei encorpada, pouca e cremosa espuma (bom), deixa um pouco a desejar no gosto, é boa, mas prefiro as cervejas de trigo com notas marcantes; tem um amargor que passa do ponto; minha nota pessoal ficou no 7,9 para esta weiss.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jantar pré-decolagem to Santa Maria/RS

Fizemos um jantar aqui em casa para combinar nossa viagem ao super-casamento do nosso amigo Ademar Junior; rolou muita música bacana anos 90; o churrasco estava ótimo, nem deu tempo de tirar umas fotos!
Fui um "encosta carne", cada um trouxe carne e bebida; provamos a cerveja chopp Kalena, e, justiça seja feita, passou no teste das Chopp-Lager nacionais; tem no Zaffari, compra lá!
Segue abaixo o time.
 Dudu, Ronald, eu e Ranzan

Eliane, Déia, Débora e Letícia

BelzeButh

Deveria ter postado isso em março, agora vai!
Há bilhões de anos eu estava procurando uma cerveja francesa com alta fermentação e teor alcóolico (13%) para provar, acabei encontrando a BelzeButh; é uma cerveja com preço elevado, difícil de encontrar e não serve a todos os paladares pelo fato de ter um método de fabricação tipo "belga", é extremamente forte e de sabor marcante (lembra a textura do café expresso), achei um pouco amarga, mas é da sua característica; minha nota pessoal foi de 7,7 (faltou o sabor frutado e do malte); ainda minha preferida é a Aventinus.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Flensburger Weizen

Depois de uma aula "pesada" de Direito do Trabalho, nada melhor que degustar a cerveja alemã Flensburger Weizen; breve comentário: ótimo odor, suave (apesar da turvação), muito incorpada e sabor refrescante para uma cerveja de trigo.
A Flensburger é fabricada desde 1888 e a garrafa é do tipo "clip-top", ou seja, a vedação (ver na foto) é fabricada na própria garrafa, dando um charme especial e não compromentendo em nada na qualidade da bebida; minha nota pessoal para uma weizen é 9,1 no geral; recomendo para as noites de outono.
Um abraço,
Leonardo Goellner