terça-feira, 28 de junho de 2011

Fondue de Chocolate

Esta postagem é dedicada as frutas mergulhadas
no chocolate, fondue de chocolate.
Minha sugestão:
Chocolate para fondue Santa Clara.
Frutas: banana, kiwi e o tradicional morango.
Corte a banana e kiwi em rodelas, o morango
em duas partes iguais; aqueça o chocolate numa
cumbuca de porcelana (pode ser em qualquer recipiente que vc possa derreter sob o fogo),

depois, divirta-se!
Como diz um amigo meu, comer é bom demais!

Cerveja Terapia

Neste sábado, 25 de junho, jantei na Cantina do Toco, restaurante e micro-cervejaria aqui perto de casa, em ipanema, zona sul de Porto Alegre.
Aproveitei a noite para comemorar meus 37 anos junto com alguns amigos e minha família.
O jantar estava excelente, mas o serviço deixou muito a desejar, deve ter sido o frio.
A cerveja Terapia, fabricada no local é de qualidade, nota-se que os insumos utilizados na fabricação tem boa procedência; a espuma cremosa habilita a cerveja (chopp) servida como uma dentre as melhores artesanais fabricadas em de Porto Alegre.
Minha nota pessoal para o Chopp (cerveja) Terapia, no geral, é 7.9 podendo ter notas frutadas um pouco mais notáveis.
Provamos a Pilsner tradicional, trigo e tipo belga.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Festa Junina

Nesta sexta-feira, dia 24/06/11, festejamos na casa da Déia (esposa do Dudu) o aniversário do pai da anfitriã    com uma animadíssima festa junina, o cardápio foi típico de São João compilado com a tradição da galera aqui do Rio Grande do Sul, tínhamos pipoca, doces, salgados, quentão e churrasquinho que virou churrascão! Até uma fogueira apareceu por lá! Sorte que ninguém ensaiou um pula-fogueira (não iria dar certo!); buenas, fica aqui o registro da festinha. Foi ótima, todos gostaram! Fomos muito bem recepcionados pelos pais da Déia, não foi diferente; no aguardo da próxima!


Parte da turma caracterizada, "os caipira gaúcho".


Dudu observa com atenção a fogueira (o chapéu foi sacanagem).

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ravioli e cappelletti de queijo ao molho Bechamel com queijo gorgonzola.

Neste exato momento que faço esta postagem, la fora, a temperatura está exatos 8,4ºC, baixando significativamente, com previsão de alcançar a marca de 0 grau durante a madrugada; e, se já não bastasse tal condição meteorológica, o vento sul (conhecido como vento minuano), faz as árvores aqui de casa balançar, ressoando aquele típico som do vento de inverno ao passar por entre as folhas (agora eu me puxei! Rsrsrs).
Dito isso, segue uma receita de ravioli e cappelletti de queijo ao molho Bechamel e queijo gorgonzola que preparei na semana passada; modéstia parte, ficou excelente!
Vamos ao passo-a-passo.
Ingredientes do feito:
1 embalagem de cappelletti.
1 embalagem de ravioli.
Manteiga
Queijo gorgonzola
1 litro de leite (ou um pouco menos)
Farinha de trigo
Sal, pimenta (3 pimentas no moedor) e noz moscada.
Queijo tipo parmesão (Faixa Azul, dê preferência)


1. Compre 2 embalagens (1 de ravioli outra de cappelletti) de queijo (ou carne se preferir); atenção na marca do fabricante! É importante a boa procedência do produto para se ter sucesso na cozinha!
Abra as embalagens, ponha tudo numa penela alta e cozinhe-os lentamente, quando prontos reserve, mas vá preparando o restante enquanto cozinha as massas; o ponto da massa se dá na ponta do garfo, eu gosto al dente, você espeta o ravioli ou o cappelletti com o garfo e ele deverá escorrer vagarosamente de volta a panela.


2. Corte e pique 200gr. de queijo gorgonzola, reserve-o; a quantidade depende do teu gosto, se preferir acentuar o gosto do molho com este queijo, ponha mais ou menos que a minha porção recomendada, eu prefiro acentuar o gosto do queijo.


3. Em uma panela alta (+ ou - 3 litros), ponha 4 colheres de sopa BEM cheias de manteiga, derreta em fogo baixo; dica: não deixe ferver a manteiga por mais de 20 segundos, ela ficará escura, dando um gosto amargo em todo o molho! Aconselho a ficar mexendo até derreter, depois apague o fogo.
4. Neste meio tempo, vá aquecendo o leite, vamos utilizá-lo em breve.


5. Se você apagou o fogo, acenda em fogo baixo; vamos ao passo mais delicado e chato do prato; depois que a manteiga derreteu, pegue a farinha de trigo e vá adicionando AOS POUCOS na manteiga derretida, sempre mexendo em movimentos circulares; ponha a farinha até a mistura ficar com aparência de purê de batata (nem tão dura nem tão mole).


6. Lembra do leite, pois é, hora de adicionar; verifique se está quente (tem que estar quente!); vá derramando LENTAMENTE o leite na mistura, mexendo e dissolvendo pequenos pedaços de manteiga; dica: faço todo o processo bem devagar; adicione todo o leite ou até a quantidade que achares melhor. 



7. Adicione os pedaços de queijo gorgonzola que estavam reservados, mexa bem até derreter, isso, em fogo BAIXO.


8. Derreteu tudo? Então chegou a hora de temperar; adicione pimenta moída (3 pimentas), sal a gosto e noz moscada, ou, tempere ao teu gosto; tem gente que não gosta de pimenta ou gosta de outras especiarias e tal; aqui você decide (cuidado com exageros e temperos que não combinam com a receita, fica a dica!).


9. Molho pronto; massa cozida; misture tudo na panela do molho; eu faço assim: tiro toda a água da panela da massa, dou um banho de água fria na massa (para não grudar), escorro novamente e ponho os raviolis e cappellettis na panela do molho; misture tudo, leve a mesa e voliá!


10. Consegui tirar a fotografia sem antes ter atacado o prato! Para acompanhar: um bom vinho tinto ou uma cerveja Belga (sugiro a Strong Golden Alle da Eisenbahn ou Dado Belgian); dê uma polvilhada com queijo parmesão Faixa Azul ou de tua preferência.

Abraço,
Leonardo Goellner

Cinzas do vulcão chileno Puyehue

Impressionante, na semana passada, com a violenta erupção do vulcão chileno Puyehue, as cinzas puseram em alerta as autoridades de segurança nacional de 3 países, dentre eles o Brasil, em especial aqui no Rio Grande do Sul.
Neste post coloquei duas fotografias, a primeira é uma imagem de satélite capturada pela NASA, percebe-se nitidamente (para quem não faltou as aulas de geografia, rsrsrsrs) que, ao serem expelidas pelo vulcão, as cinzas rumam em sentido oeste-leste com uma leve curva a nordeste, aproando para o sul do Brasil, leste da Argentina e norte do Uruguai, dissipando-se sobre o oceano atlântico (para a nossa sorte).
A segunda fotografia foi tirada por este que escreve quando todo este material vulcânico sobrevoava o espaço aéreo aqui em Porto Alegre, notem que a cor acinzentada do céu e o sol estão com um aspecto muito sinistro, diferente daquele pôr-do-sol básico avermelhado de inverso que estamos acostumados a ver por aqui.
Buenas, é isso.
Abrass, Leonardo Goellner


Observação importante: na parte superior da imagem acima NÃO são as cinzas vulcâncias, são apenas nuvens stratu cumulus, as cinzas são visíveis em todo o céu, na alta atmosfera, acima da camada de nuvens.