Este post é para aqueles churrasqueiros, assadores e afins que ainda sofrem ao fazer um bom braseiro para o churras; já vi, inclusive, amigos passarem por, digamos, um leve constrangimento nas frustadas tentativas de atear fogo no carvão. Diante desse (provável) óbice e de presenciar verdadeiras aberrações como por exemplo explosões, queima de plásticos, macumbas com pão, ventitalador para tentar acender a chama e até tentativas de comunicação por fumaça, explicarei passo-a-passo como fazer um fogo, é muito simples e prático, sempre dá certo. 1) Material: Folhas secas de jornal, 1 garrafa tradicional de cerveja, fósforos, álcool 96% ou um pouco de sobra da limpeza da carne (pedaços de gordura).
2) Pegue 1 folha de jornal, abra e enrole-á pela diagonal, formando um canudo, passe pela garrafa e faça um nó simples para que o circulo de jornal fique junto à garrafa (não aperte muito), faça isso até atingir a metade da garrafa com circulos de jornal (veja a foto abaixo).
3) Ponha a garrafa num dos cantos da churrasqueira, deixando um espaço entre o fundo da churrasqueira e a garrafa, ou seja, não encoste-a, apenas ponha em um dos cantos; em seguida, disponha o carvão pelos lados da garrafa; em seguida, segurando com a mão esquerda os jornais, puxe com a mão direita a garrafa pelo gargalo, deixando somente o jornal; note que ficou muito parecido com um vulcão (hehehe).
4) Agora, ponha um pouco de álcool no centro (dentro do cone de jornal) e/ou aquelas sobras de gordura por cima do carvão; risque o fósforo e jogue no meio, onde puzeste o álcool; em 10 minutos terás um belo braseiro.