sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ravioli e cappelletti de queijo ao molho Bechamel com queijo gorgonzola.

Neste exato momento que faço esta postagem, la fora, a temperatura está exatos 8,4ºC, baixando significativamente, com previsão de alcançar a marca de 0 grau durante a madrugada; e, se já não bastasse tal condição meteorológica, o vento sul (conhecido como vento minuano), faz as árvores aqui de casa balançar, ressoando aquele típico som do vento de inverno ao passar por entre as folhas (agora eu me puxei! Rsrsrs).
Dito isso, segue uma receita de ravioli e cappelletti de queijo ao molho Bechamel e queijo gorgonzola que preparei na semana passada; modéstia parte, ficou excelente!
Vamos ao passo-a-passo.
Ingredientes do feito:
1 embalagem de cappelletti.
1 embalagem de ravioli.
Manteiga
Queijo gorgonzola
1 litro de leite (ou um pouco menos)
Farinha de trigo
Sal, pimenta (3 pimentas no moedor) e noz moscada.
Queijo tipo parmesão (Faixa Azul, dê preferência)


1. Compre 2 embalagens (1 de ravioli outra de cappelletti) de queijo (ou carne se preferir); atenção na marca do fabricante! É importante a boa procedência do produto para se ter sucesso na cozinha!
Abra as embalagens, ponha tudo numa penela alta e cozinhe-os lentamente, quando prontos reserve, mas vá preparando o restante enquanto cozinha as massas; o ponto da massa se dá na ponta do garfo, eu gosto al dente, você espeta o ravioli ou o cappelletti com o garfo e ele deverá escorrer vagarosamente de volta a panela.


2. Corte e pique 200gr. de queijo gorgonzola, reserve-o; a quantidade depende do teu gosto, se preferir acentuar o gosto do molho com este queijo, ponha mais ou menos que a minha porção recomendada, eu prefiro acentuar o gosto do queijo.


3. Em uma panela alta (+ ou - 3 litros), ponha 4 colheres de sopa BEM cheias de manteiga, derreta em fogo baixo; dica: não deixe ferver a manteiga por mais de 20 segundos, ela ficará escura, dando um gosto amargo em todo o molho! Aconselho a ficar mexendo até derreter, depois apague o fogo.
4. Neste meio tempo, vá aquecendo o leite, vamos utilizá-lo em breve.


5. Se você apagou o fogo, acenda em fogo baixo; vamos ao passo mais delicado e chato do prato; depois que a manteiga derreteu, pegue a farinha de trigo e vá adicionando AOS POUCOS na manteiga derretida, sempre mexendo em movimentos circulares; ponha a farinha até a mistura ficar com aparência de purê de batata (nem tão dura nem tão mole).


6. Lembra do leite, pois é, hora de adicionar; verifique se está quente (tem que estar quente!); vá derramando LENTAMENTE o leite na mistura, mexendo e dissolvendo pequenos pedaços de manteiga; dica: faço todo o processo bem devagar; adicione todo o leite ou até a quantidade que achares melhor. 



7. Adicione os pedaços de queijo gorgonzola que estavam reservados, mexa bem até derreter, isso, em fogo BAIXO.


8. Derreteu tudo? Então chegou a hora de temperar; adicione pimenta moída (3 pimentas), sal a gosto e noz moscada, ou, tempere ao teu gosto; tem gente que não gosta de pimenta ou gosta de outras especiarias e tal; aqui você decide (cuidado com exageros e temperos que não combinam com a receita, fica a dica!).


9. Molho pronto; massa cozida; misture tudo na panela do molho; eu faço assim: tiro toda a água da panela da massa, dou um banho de água fria na massa (para não grudar), escorro novamente e ponho os raviolis e cappellettis na panela do molho; misture tudo, leve a mesa e voliá!


10. Consegui tirar a fotografia sem antes ter atacado o prato! Para acompanhar: um bom vinho tinto ou uma cerveja Belga (sugiro a Strong Golden Alle da Eisenbahn ou Dado Belgian); dê uma polvilhada com queijo parmesão Faixa Azul ou de tua preferência.

Abraço,
Leonardo Goellner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.