sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cinzas do vulcão chileno Puyehue

Impressionante, na semana passada, com a violenta erupção do vulcão chileno Puyehue, as cinzas puseram em alerta as autoridades de segurança nacional de 3 países, dentre eles o Brasil, em especial aqui no Rio Grande do Sul.
Neste post coloquei duas fotografias, a primeira é uma imagem de satélite capturada pela NASA, percebe-se nitidamente (para quem não faltou as aulas de geografia, rsrsrsrs) que, ao serem expelidas pelo vulcão, as cinzas rumam em sentido oeste-leste com uma leve curva a nordeste, aproando para o sul do Brasil, leste da Argentina e norte do Uruguai, dissipando-se sobre o oceano atlântico (para a nossa sorte).
A segunda fotografia foi tirada por este que escreve quando todo este material vulcânico sobrevoava o espaço aéreo aqui em Porto Alegre, notem que a cor acinzentada do céu e o sol estão com um aspecto muito sinistro, diferente daquele pôr-do-sol básico avermelhado de inverso que estamos acostumados a ver por aqui.
Buenas, é isso.
Abrass, Leonardo Goellner


Observação importante: na parte superior da imagem acima NÃO são as cinzas vulcâncias, são apenas nuvens stratu cumulus, as cinzas são visíveis em todo o céu, na alta atmosfera, acima da camada de nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.