segunda-feira, 23 de maio de 2011

Costela 5 horas

Neste fim de semama fiz um assado que até o mais cético cardiologista iria render-se e saborear.
Estou falando da costela bovina assada na churrasqueira durante 5 horas (ou mais).
Para preparar este churrasco, não é requisito ser um experiente assador, basta um pouco de prática, gostar de churrasco e paciência.
Ítens básicos:
Lenha, carvão e papel alumínio (na falta deste último, pode ser um pedaço de madeira que cubra toda a costela).
A compra da carne:
Quando fores comprar a costela não esqueça que o vais assar inteira, não compre uma peça maior que sua churrasqueira suporte (largura versus comprimento).
A conta de quantidade de carne que faço, é de mais ou menos 2 ossos por pesssoa (tamanho do osso/corte de, em média, 30cm).
Dê preferência para cortes que contenham, no mínimo, 3 dedos (6cm) de espessura, nem exageradamente gorda, nem extremamente magra.
Vamos ao passo-a-passo.
O fogo; este é o que faço; vá empilhando as lenhas (jogo da velha) e ponha gravetos mais finos no meio; para ajudar, ponha 1/2 copo de álcool no centro e jogue um palido de fósforo (queimando) para atear fogo.
Aguarde até virar em brasa; separando um pouco de brasa para um lado e outro da tua churrasqueira.

Pondo a carne no fogo; pegue a peça, espete em 2 espetos (com o osso virado para baixo) ou ponha numa grelha grande (na foto); salgue com sal grosso ambos os lados (pegue o sal e espalhe por toda a carne, pressionando com força para que o sal fique junto a carne; cubra somente a parte superior com papel alumínio deixando espaço nas laterais para o ar quente circular entre a carne com facilidade, este é um passo muito importante! Lembre-se que o ar quente sobe; ele fará força para tirar a cobertura de papel alumínio, prenda BEM O PAPEL NO ESPETO OU NA GRELHA! Leve ao fogo.

Olhe na foto como fica as dobras do papel alumínio, bem firme para ele não "decolar" (rsrsrsrs).
Agora deixe durante 5 horas sem mexer, cuidando apenas o fogo e alimentado-o com lenha e/ou carvão. (a lenha deixa com um gosto defumado, eu prefiro com lenha; mas pode altenar com carvão, sem problemas).

Cuidando do fogo: durante o preparo da costela, cuide para NUNCA ter fogo direto na carne, podendo comprometer todo o processo! Observe que divido o fundo da churrasqueira em duas partes iguais, o braseiro onde está assando a costela e na esquerda, a lenha, queimando, fumegando e servindo de brasa para, posteriormente, assar a carne do outro lado; a altura entre a carne e o fundo da churrasqueira é muito importante, sempre, no mínimo, 80cm (isso depende da emissão de caloria da tua churrasqueira), te dou uma dica, ponha sua mão bem abaixo da costela e tem que suportar uns 3 segundos, é mais ou menos por ai (cuidado para não se queimar!); vá alimentando o fogo até chegar a hora de servir; se tiver espaço na churrasqueira, asse um salscichão (lingüiça), pão de alho, coração ou outra carne para petiscar.
Atenção: fechando as 5 horas (ou mais), retire a cobertura (papel alumínio) e, com uma faca de churrasqueiro (faca larga) bata em ambos os lados para retirar o sal grosso, sirva e o que sobrar, volte a churrasqueira para não esfriar.

A costela; buenas vivente, ai está!
A costela 5horas, assada, malvada, deliciosa, suculenta e com a carne extremamente macia;
Ponha na tábua, corte pedaços com os ossos e sirva com uma boa salada de maionese, tomates, pimentão, salpicão, etc.
Demora mas vale apena!

Nosso jantar foi servido com salada de salpicão ao molho de requeijão (delícia feita pela Déia), salada caseira de maionese (preparada pela Eliane e Jessy), o costelão (prato principal feito por este que escreve), sobremesa fantástica (elaborada pela Débora); tomamos a SerraMalte, uma cerveja tipo pilser gaúcha, DadoLager e umas escuras que o Ronald trouxe.
Participaram da empreitada gastronômica eu, Eliane, Ronald, Débora, Ranzan, Letícia, Dudu Steigleder, Déia, Bibi, Sofi, Kaya, Rebeca, Vida e a Jessy.

Abraço a todos,
Leonardo Goellner (ready to the next)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.