domingo, 29 de maio de 2011

Fondue na chapa

Não poderia deixar de postar o nosso primeiro fondue do ano (e também aqui do blog).
Lá em Gramado/RS, conheci o proprietário do Restaurante Le Lac Noir, conhecido na cidade pela seqüencia de fondue; neste dia, me revelou algumas dicas bastante relevantes deste charmoso jantar.
Desde então, curtimos aqui em casa fazer o fondue na temporada de inverno.
Dá trabalho! Muita logística, é caro, mas vale muito a pena!
Milongas a parte, vamos ao que interessa.
Utensílios: Chapa de ferro c/ rechaud, talheres, 1 kit de fondue (para o queijo) e alcool.
PS: O Fondue deste post é feito na chapa de aço, ficando mais saudável e menos "pesado" (levando em consideração que será apreciado no jantar) que o preparado no óleo (que também é muito gostoso).
Carnes: Filé mignon suíno e alcatra (cortados em pequenos bifes do tamanho da palma da mão) e lingüiça mignon defumada (as fininhas), cortadas em rodelas de 2 cm.
Molhos: Rosé, molho de alcaparras, molho de alho e molho italiano com pepino e pimenta (muito gostoso); as receitas dos molhos, em breve disponibilizarei no blog.
Para o fondue de queijo, de preferência ao pão feito em casa, mas jamais cometa a "gafe" de comer o queijo com pão cacetinho/pão frances, em último caso, compre um pão tipo "italiano" na padaria ,mais próxima (vale a pena!); compre o queijo da Santa Clara, é muito bom e nada exageradamente caro, afinal de contas, se queres fazer este jantar em casa, não pense em economizar, lembre-se, o barato SEMPRE sai caro!

Na chapa: bifes de alcatra, suino e rodelas de lingüiça fininha.

Dicas Du'Cheff: para o fondue de queijo, recomendo o preparo em cumbuca de cerâmica; sempre aqueça a chapa de ferro no fogo (fogão) por, no mínimo 10 minutos, depois, leve a mesa, pondo acima do rechaud.
Abraço,
Leonardo Goellner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.