domingo, 2 de janeiro de 2011

Fogo quadrado - técnica nº 2

Buenas pessoal, depois de postar por aqui o princípio do fogo cônico, a fim de conseguir um excelente braseiro para teu churras; desta vez será o fogo quadrado.

Essa técnica "foguense" (hehehe) serve para você preparar um churrasco sem o carvão, ou seja, utilizando lenha (seca) ou madeiras que sobraram durante uma reforma, etecétera e tal; vale a pena lembrar que para quem gosta daquele "gostinho" madeirado/defumado no assado do churrasco, utilizando sobras de madeira e/ou lenha, cuidado! Utilize SOMENTE madeiras e assemelhados que NÃO contenham resto de tintas, vernizes e outros produtos químicos, o resultado poderá ser desastroso!

Continuando......então, utilize madeiras virgens se for aproveita-las para o braseiro.

Este método também é muito eficaz para retirar a umidade e secar a churrasqueira no inverno, depois que toda a chama se extinguir, ponha para o lado e despeje o carvão, este irá queimar e entrar em brasa ligeirinho.
Então é isso, temos duas funções para este tipo de fogo:
1) Fazer um churras de lenha.
2) Secar a churrasqueira no inverno e utilizar a brasa para queimar o carvão.
Dito isso, segue abaixo as fotos do fogo quadrado.

* Corte pedaços retangulares de madeira; disponha-os da seguinte forma: a primeira camada (fundo da churrasqueira), será a base do quadrado, escolha a madeira mais fina, assim o ar será forçado a passa entre os pedaços, formando um "venturi", facilitando as chamas e a ignição do fogo; vá pondo o restante intercalando e empilhando-as, lembrando do jogo da velha!

As churrasqueiras variam muito de tamanho, eu recomendo fazer uma pilha de, no máximo, 40cm. Detalhe importante: deixe um espaço, mais ou menos que caiba uma garrafa de cerveja comum no centro do quadrado! Depois de pronto, você poderá jogar umas gorduras (aquelas famosas gorduras que sobram da carne depois de limpa), gravetos ou pequenas bolinhas de papel dentro do centro do quadrado; derrame um pouco (não a garrafa inteira) de alcool (sempre o alcool a 97%) e acenda o fogo!

* Aqui você pode ver como é eficiente a queima quando se utiliza a técnica do fogo quadrado com madeira; o tempo da queima varia, dependendo do tipo de madeira que utilizou, varia de 15 a 30min.
Depois que virar brasa, espalhe-a e aproveite seu churras!
Importante 1: quando a pilha do quadrado desabar, re-ordene as madeiras em um canto da churrasqueira utilizando um "mexedor" de carvão (pedaço de pau).
Importante 2: cuidado com o alcool e com as labaredas, pois este tipo de fogo emite muita caloria; é sempre bom ficar de olho nas crianças que estiverem por perto! Lembre-se disso!
Forte abraço,
Leonardo Goellner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.