segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Strogonoff de carne a moda imperial

Este post é de uma imprescindível utilidade gastronômica, haja visto que este prato principal é de fácil preparação, ingredientes encontráveis em qualquer canto do planeta e não sai caro, custo x benefício ideal para as viajens de férias, visitas indesejadas surpresas etecétera e tal; começamos com um breve e interessante historicísmo acerca do Strogonov, assim chamado na Rússia. Pois bem, o estrogonofe começou a ser preparado no século XVI, e, a partir de 1917 com as guerras, soldados eram alimentados com um tipo de ração embebida em barris, dai em diante até hoje, muitas aprimorações foram feitas, chegando no saboroso e típico sabor que conhecemos; é uma das refeições mais consumidas no mundo!
Considero a minha receita, modéstia parte, a melhor. Digo isso porque já provei vários estrogonofes, em restaurantes, em outros Estados e de receitas tiradas da WEB; o meu segredo é simples: faça suas experiências gastronômicas com paciência e escolha SEMPRE ingredientes de QUALIDADE! Lembre-se disso!

Buenas, vamos de imediato a receita do Strogonoff de carne; detalhe, a minha receita serve 4 adultos.
Tempo de praparo: 20 minutos.
Dificuldade: Barbada.
Acompanhamentos: Arroz e batata palha.
Ingredientes: água, creme de leite, carne (de preferência filé mignon), óleo, açúcar, 1 envelope de tempero sazon ou um cubo de caldo de carne Knorr, farinha de trigo, manteiga com sal e o champingnon (cogumelo em conserva).
Preparo (esta receita é dividida em duas fases, não se apavore!).
1º Fase
1. Pegue o filé mignon e corte 4 bifes da espessura de um dedo (indicador), depois vá cortando em tiras do comprimento de um dedo mínimo, reserve-as.
2. Em uma panela alta (de pressão, por exemplo) ou, preferencialmente em panela de inóx, ponha 1 colher de sopa de óleo de soja e uma colher de chá de açúcar; mexa em fogo baixo até que esta mistura fique dourada; cuidado para não queimar!!
3. Ficando pronto a mistura do passo 2, aumente o fogo para médio, adicione a carne fatiada, e vá misturando; a carne vai soltar uma água; mexa, aguardando até que essa água seque e que a carne fique dourada; não adicione o sal e nenhum tempero, isso faremos mais tarde!
Detalhe: se você estiver utilizando outro tipo de carne que não for filé mignon, inicie o passo 3 cozinhando somente a carne na pressão, em fogo médio por 5 minutos.

2º Fase
1. Corte 100gr. de cogumelos em fatias fininhas ou compre os cogulemos já fatiados (eu prefiro os que já vem fatiados), ponha-os em uma pequena frigideira com uma colher de sopa de manteiga e frite-os por 3 minutos em fogo médio, cuidando para não queima-los; reserve.

2. Junte 1 xícara de água fria (filtrada) com 2 colheres de sopa de farinha de trigo, misturando a farinha lentamente com a água fria; esta mistura será usada mais tarde para engrossar o caldo e dar forma ao estrogonofe; feito isso, reserve.
3. Depois que secou toda umidade da panela e a carne dourada, ponha 3 xícaras de água quente (quase fervendo e filtrada), mexa bem e aguarde levantar fervura, após, baixe o fogo e cozinhe por 5 minutos, adicionando também o sazon ou 1 cubo de Knorr e os cogumelos.
4. Passados os 5 minutos, adicione a mistura que fizemos no passo 2 da segunda fase.
Detalhe: se preferir um molho mais encorpado, repita, o ponto 2 da segunda fase, adicionando aos poucos para não estragar tudo!

5. Abra uma caixa de creme de leite (200gr) e ponha dentro da panela, deixe levantar fervura, baixe o fogo e cozinhe por mais ou menos 3 minutos.
Neste meio tempo, verifique o sal se está ao seu gosto, este é o momento para adicionar o sal se for necessário; passados os 3 minutos, sirva com arroz e batata palha Elma Chip´s.



* Ao lado, estrogonofe pronto para ser servido.
* Abaixo, o meu prato prestes a ser devorado! Rsrsrsrsrs!





Para beber: Recomendo uma cerveja Lager extremamente gelada.
É isso ai!
Bom apetite! Coma e beba com moderação, apreciando as boas coisas da vida!
Leonardo Goellner

Um comentário:

  1. oie!

    Agora localizei teu blog... fiquei babando por esse strogo e assim que tiver um tempinho vou olhar tudo ocm carinho.

    Pena que voces nao foram no sabado.

    Beijo pras mulheres,
    Nanda

    ResponderExcluir

Obrigado pela tua participação.