segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Minha massa, minha vida - Espaguete com cogumelos

Hoje preparei este espaguete (foto acima) com cogumelos, regado com muita nata, pimenta (low), manteiga e outros acompanhamentos especiais.
A confissão: ficou excelente! Compartilho com vocês a comilança! Vamos ao passo-a-passo (adoro passo-a-passo!) - detalhe: não se preocupe, farás um jantar especialissimo e com ingredientes de fácil aquisição.
  1. Pegue uma panela grande e alta, ponha, de preferência água filtrada até 1 palmo fechado antes da borda e vá aqueçendo-a lentamente para mais adiante, cozinhar o espaguete.
  2. Compre uma bandeja de cogumelos pequenos marrons, mais ou menos 300gr, lave e corte-os en tiras, não retire o talo! Reserve os cogumelos cortados.
  3. Em uma panela de inóx (ou qualquer uma, eu uso de inóx porque não altera o sabor) ponha: 4 colheres de sopa bem cheia de mateiga com sal, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 1/2 cebola roxa cortada em tiras medias (parta as tiras com as mãos); acenda o fogo e deixe refogar em fogo médio-baixo durante 4 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar.
  4. Agora, pegue o espaguete (de preferência Barilla nº 7), ponha na panela e cozinhe com 1 fio de óleo, tentando cronometrar com o tempo de preparo do molho - o preparo da massa gira em torno de 15mi. para ficar al dente, cozinhando em fogo médio; caso fique pronta mais cedo que o molho, não tem problema, escorra a água, dê um jato de água gelada da torneira, escorra novamente e tampe, essatécnica não deixa a massa grudar, "virando reboco".
  5. Junte os cogumelos e 3 colheres de sopa de Vinho do Porto (pode ser tinto, mas tem que ser suave!), refogue por mais 3 minutos, adicionando aos poucos, 1 ou 2 colheres de chá de farinha de trigo para dar o ponto no engrossamento do molho, após, adicione 2 colheres de sopa de queijo gorgonzola (mexa até derreter), ponha pimenta a gosto (reino, preta e branca moídas), sal e mexa por mais um minuto.
  6. Agora, adicione lentamente, 200ml de nata espessa (aquela de pote que se compra no super); cozinhe por mais 1 minuto mexendo sem parar, adicionando se quiser, noz-moscada; desligue o fogo, reserve.
  7. Acenda novamente o fogo da panela da massa e despeje o molho que acabara de ficar pronto, mexa durante 1 min. e sirva com queijo tipo parmesão faixa azul ou queijo ralado Gran Formaggio.
Conseuls du Cheff: Pode servir com peito de frango grelhado ou medalhões de filé!

Um comentário:

Obrigado pela tua participação.