quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Baltika, cerveja Russa

Meses atrás fiz a prova da Baltika, a maior produtora de cerveja da Russia (Gorbachev bebia esta marca).
Pode-se comparar com a Brahma aqui no Brasil, pois a Baltika é a popular naquele país.
Bueno, retornando a pauta "Perestroika", como havia dito, degustei no início deste ano a cerveja Baltika de trigo, qu por sinal (ver no blog) é uma das minhas favoritas. Deste vez comprei a Baltika nº 9 (estilo barley wine) e a nº 4 (estilo dark american lager); todas as garrafas são de 500ml (bom custo e benefício). Eis minha modesta opinião:

BALTIKA Nº 4 - Coloração vermelho-acastanhado, o paladar da cevada e do centeio são elevados; graduação alc. 5,4%; alguns comentários que li pela Web dizem que ela é refrescante, opinião que discordo completamente, pois, acho que a fórmula está muito adaptada à regiões com frio extremo, não posso dizer que ela é refrescante, mesmo na noite fria de Porto Alegre; minha nota pessoal fica em 7.6.



BALTIKA Nº 9 - Tem coloração ambar-clara, pouca espumauma e graduação alc. mais elevada que a anterior, ficando em 8.0% (alto para uma lager - por isso meu argumento de que é melhor consumida em locais extremamente gelados); o processo de fabricação é de fermentação controlada (para chegar a uma graduação alc. mais elevada); minha nota pessoal ficou ainda mais baixa 6.4, o paladar é rápido com notas discretas de cevada (por ser lager), esperava muito mais; mesmo assim, a nº9 é uma boa cerveja, muito semelhante a nacional Boemia.

Fico devendo mais detalhes, os rótulos são todos sem tradução e não falo com fluidez o Russo.
Abraço,
Leonardo Goellner

Um comentário:

Obrigado pela tua participação.