quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lombo de porco a Goellner

Receita com estilo próprio; se vc curte legumes como cebola, tomate, pimentão e alho, vais gostar deste assado de forno.
Sugiro para as noites de sábado, servindo com uma pilsner Eisenbahn ou Nortenã para os mais fortes.
Vamos aos trabalhos:
1- Compre um lombo de porco com mais ou menos 1 kg de peso. Limpe o excesso de gorduras e partes descartadas (nervos, pelancas, etc) exceto a mante de gordura que cobre a parte superior do lombinho, senão "cometerás um crime", pois esta gordurinha faz toda a diferença durante o cozimento da carne e o sabor; divida a peça em duas partes iguais e faça um corte no meio de cada uma, sem transpassar para o outro lado (ver na foto).




2- Numa tijela grande (que comporte as duas peças), adicione e misture bem: suco de 2 limões, 1/2 copo de água morna com 2 colheres de sopa de tempero Ariso c/ pimenta (ou sem pimenta), 1 colher de sopa de adobo (tempero uruguaio-se não tem, vale a pena comprar para ter em casa), 1/2 colher de chá de Chilli em pó e por ultimo 3 folhas de açafrão dissolvidas em 1/2 copo de água (ver foto); adicione as duas peças de lombinho, mexa bem com as suas mãos e deixe descansar obrigatoriamente por 1hora.






Açafrão de molho na água quente; depois de 2 minutos, misture com o restante do tempero.


3- A hora da verdade: Em duas formas (pode ser feito em uma, usei duas por que fiz uma peça com pimenta e outra sem pimenta), faça a montagem na seguinte ordem, forrando o fundo da(s) travessa(s): primeiros os tomates cortados em rodelas na espessura de 1 dedo; depois as cebolas, também em rodelas; terceiro, pedaços de pimentão fatiado (1 pimentão pequeno para cada forma/travessa); ponha cada peça do lombinho sobre a forração de legumes (com a gordura para cima); agora, corte pedaços de manteiga c/sal (ver foto) e distribua acima das das peças; ultima parte, regue com o molho temperado que sobrou, utilizando mais ou menos 1/2 copo para cada forma; ainda, caso queira, corte pedaços pequenos de alho (2 dentes para cada lombinho) e polvilhe sobre a peça; parte final: Cubra com o papel alumínio, fechando e apertando bem as dobras do papel (é fundamental para ter uma carne suculenta e aromática). Leve ao forno por 1 hora ou 1h30min (dependendo do forno) em fogo alto ou se for elétrico, use a temperatura de 300 graus celsus. Atenção: Não use o dorador durante o cozimento!!




4- Finalizado o tempo de cozimento, retire com cuidado o papel filme e ligue o dourador do forno; deixe dourar de 10 a 15 minutos (durante este período podes acrescentar queijo tipo parmesão pulvilhando sobre o lombinho ou queijo muçarela (foto) fica muito saboroso, é a dica!).
5- Hora da verdade II; retire e sirva com arroz branco e/ou purê de batatas.


PS: Inventei esta receita depois de uma prova estressante de Direito Processual do Trabalho; pois é.
Abraço e bon appetit.
Leonardo Goellner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.