quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Degustação Correta, EX LEGIBUS Cervejeiro

Neste post farei uma abordagem acerca da correta forma de degustar a boa cerveja.
Não sou adepto à regra de que "quanto maior a quantidade melhor" o resultado, gosto de apreciar, sentir os aromas, o gosto, identificando o propósito da fabricação e a origem da bebida; lembrando que a degustação da cerveja envolve todos os sentidos; pense na rica variedade de cores, sabores e aromas; digo aos amigos que, adotando alguns simples princípios, estará adquirindo um estilo cervejeiro.
Dito isso, não esqueça: Degustar corretamente tem um fim, encontrar o equilíbrio e harmonia da cerveja de qualidade, vamos as dicas:
1) Copo certo e limpo, incline o copo de forma que crie um pequeno ângulo a fim de formar um colarinho médio ao servir, segure-o por baixo para não alterar a temperatura, ainda mais se for no verão.

2) Olhe para a aparência, avalie a cor, uma cerveja de qualidade deixa a espuma em forma de meia lua na borda do copo; as lager´s (pilsen em geral) têm característica una, clara e pequenas bolhas.

3) Aroma, rodopie a cerveja no copo para liberar os aromastais maltados (cereal, grãos de café, frutas), pois o lúpulo produz notas frutadas, aromatizadas, onde pode ser percebido certo "perfume" dos insumos (pimenta, frutas secas e/ou cítricas, herbácias ou florais); já o fermento utilizado (artesanais, regra geral) dão seu caráter próprio à cerveja, deixando-as mais fortes com ricas notas frutadas, lembrando as frutas tropicais, como p.ex. banana, damasco, laranja, etc.

4) O sabor (melhor parte da degustação); como disse a vocês no início do post, deguste com prazer, lentamente, faça, se for o caso, uma garrafa de 360ml render bons minutos de apreciação, tentando identificar todos os insumos utilizados na fabricação da cerveja escolhida; curiosidade: A língua detecta a doçura na ponta, salgados nas laterais e o amargor no fundo; lembre-se de que algumas cervejas são CARREGADAS de sabores frutados, de café torrado, defumadas, caramelo, chocolate, assim, ao tomar, deixe que o líquido flua livremente dentro da boca para que a língua possa indentificar todas as características da cerveja que você está degustando com o intuito de organizar a ordem dos sabores; o interessante é perceber a sensação dos tipos de cerveja, ou seja, toda a fabricação tem uma finalidade específica, suavidade no paladar, leve, granulosa, ácida, forte, consistente, amarga, seca; finalmente, você perceberá se o paladar da cerveja têm um efeito curto, abrupto ou prolongado nos seus sentidos. É meu caro, beber com inteligência e qualidade não é tarefa para fracos!

5) Avalie sua degustação com seus amigos, nos blogs cervejeiros e/ou consigo mesmo, filosofando e aliando um bom e saudável jantar, pois, cerveja e culinária também andam de mãos dadas.
Espero que este post seja útil e faça com que você veja as cervejas com outros olhos.
Abraço,
Leonardo Goellner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela tua participação.