terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Braseiro Perfeito

O assunto deste post é mais velho que andar pra frente, but, sempre é bem vinda.
Por incrível que possa parecer, ainda tem gente que não conhece a maneira "cônica" de se fazer fogo para o churrasco; é um procedimento simples, rápido, prático que não requer prática nem tão pouco habilidade; o bacana é que um bom braseiro se fará por sí só e, em poucos minutos você terá condições perfeitas para por seu churrasco a assar.
Vale a pena lembrar que NUNCA, eu disse NUNCA ponha em hipótese alguma as carnes para assar enquanto o carvão não estiver plenamente em brasa; lembre-se, o carvão ainda não estando em brasa, libera gases potencialmente tóxicos, inclusive dióxido de carbono, este, penetrando nas carnes e, além de alterar o sabor, contamina todo alimento, prejudicando a saúde das pessoas! Pense nisso!
Buenas, antes de começarmos a fazer o tal fogo, você vai limpar a carne, retirar um pouco de gordura e reservar; isso mesmo, reserve a gordura que vamos utiliza-lá daqui a pouco.
Continuando.

1. Compre, preferencialmente, carvão de acácia (o fogo é mais estável e duradouro), ela não altera em nada o sabor da carne.

2. Pegue umas 10 folhas de jornal (seco), abra e enrole em canudos, a seguir, passe pela garrafa (eu uso a de cerveja) e faça um nó (um tope simples só para prende-lo à garrafa).

3. Repita a etapa 2 até chegar no fim da parte superior mais espessa da garrafa (mais ou menos 2 palmos fechados).

4. Pronto, pegue sua obra de arte contemporânea e ponha dentro, no fundo da churrasqueira (eu sempre ponho em um dos lados); se for colocar em um dos lados da churrasqueira, deixar um espaço entre a parede e a garrafa.

5. Despeje o carvão, começe pelos lados e vá cobrindo a garrafa; após, dê leves sacudidas na garrafa para que o carvão se acomode.

6. Com uma das mãos, segure o jornal e com a outra, vá puxando a garrafa para cima, afim de retira-la, deixando o jornal no formato da mesma.

7. Agora a parte importante de toda esta parafernalha, lembra da gordura que sobrou na limpeza da carne, pois é, corte em pedaços ou tiras do tamanho de dois dedos juntos (mais ou menos, isso veio agora na minha cabeça, hehehe) e cuidadosamente, coloque em volta da chaminé de jornal, uns 6 pedaços de gordura, jogando mais uns dois pedaços no fundo.

8. Para finalizar, jogue uma colher de sopa de álcool (pelo amor de Deus, álcool 98%, os outros são FAKE! Não prestam para este tipo de brincadeira); risque um palito de fósforo e acenda o fogo.

9. Apartir daqui não faça mais nada, fique apreciando ou utilize o tempo (cerca de 20 min.) para espetar, salgar, beber, ver televisão, tomar banho de piscina, etc. até que o fogo fique no ponto certo de início.

Dica: Passados de 15 a 20min. mexa o carvão, espalhe uniformimente e curte teu churras!
Abaixo uma foto do fogo cônico.



Abração, Leonardo Goellner

Um comentário:

  1. Interessante Leonardo,
    Agora estou por dentro de como não estragar meu churrasco....exelente post....

    Ein Prosit!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pela tua participação.